Make your own free website on Tripod.com

A VERDADE

Acima de Tudo!

 

 

 

...todavia para nós há um só Deus, o Pai, de quem são todas as coisas e para quem nós vivemos; e um só Senhor, Jesus Cristo! I Cor 8:6

1 - O Pai, o Filho e o espírito Santo

1.1 – Quem é o Pai?

 

01- Existe apenas um Deus?

 “Todavia, para nós há um só Deus, o Pai, de quem são todas as coisas e para quem existimos; e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual são todas as coisas, e nós também, por ele.” (I Coríntios 8:6).

“Ouve, Israel, o SENHOR, nosso Deus, é o único SENHOR. Amarás, pois, o SENHOR, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de toda a tua força”.  (Deuteronômio 6:4-5).

“... Qual é o principal de todos os mandamentos? Respondeu Jesus: O principal é: Ouve, ó Israel, o Senhor, nosso Deus, é o único Senhor!” (Marcos 12:28-29).

“E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste”. (João 17:3).

“Tu crês que há um só Deus? Fazes bem. Também os demônios o crêem, e tremem.” (Tiago 2:19).

 

02- Deus é uma pessoa igual aos seres humanos?

Mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores. Deus é espírito; e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade.” (João 4:23-24).

 

03- De acordo com Cristo, devemos adorar e prestar culto somente a quem?

“Então, Jesus lhe ordenou: Retira-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor, teu Deus, adorarás, e só a ele darás culto.” (Mateus 4:10).

 

04- O que ordena o primeiro mandamento?

Não terás outros deuses diante de mim.” (Êxodo 20:3).

 

05- Jesus confirmou a verdade que Deus é um só?

 “Respondeu Jesus: O principal é: Ouve, ó Israel, o Senhor, nosso Deus, é o único Senhor!” (Marcos 12:29).

 

06- Quem é o cabeça de Cristo?

“Quero, entretanto, que saibais ser Cristo o cabeça de todo homem, e o homem, o cabeça da mulher, e Deus, o cabeça de Cristo.” (I Coríntios 11:3).

 

07- Existe alguém acima de Deus, o Pai?

“Eu sou o SENHOR, e não há outro; além de mim não há Deus; eu te cingirei, ainda que não me conheces.” (Isaias 45:5).

 

08- Nossa salvação depende de conhecermos a quem?

“E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.” (João 17:3).

 

09- Deus de fato é Pai de Jesus?

“Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos tem abençoado com toda sorte de bênção espiritual nas regiões celestiais em Cristo.” (Efésios 1:3).

“Recomendou-lhe Jesus: Não me detenhas; porque ainda não subi para meu Pai, mas vai ter com os meus irmãos e dize-lhes: Subo para meu Pai e vosso Pai, para meu Deus e vosso Deus.” (João 20:17).

 

10- Quem ressuscitou a Jesus?

“O Deus de nossos pais ressuscitou a Jesus, a quem vós matastes, pendurando-o num madeiro.” (Atos 5:30).

 

11- Temos que crer que Deus, o Pai, ressuscitou a Cristo para sermos salvos?

“Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.” (Romanos 10:9).

 

12- Como é considerado aquele que nega a Deus Pai e a Cristo, seu filho?

“Quem é o mentiroso, senão aquele que nega que Jesus é o Cristo? Este é o anticristo, o que nega o Pai e o Filho.” (I João 2:22).

 

13- Deus Pai, é também o Deus de Jesus Cristo?

“Amaste a justiça e odiaste a iniqüidade; por isso, Deus, o teu Deus, te ungiu com o óleo de alegria como a nenhum dos teus companheiros.” (Hebreus 1:9).

Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos tem abençoado com toda sorte de bênção espiritual nas regiões celestiais em Cristo.” (Efésios 1:3).

“Sê vigilante e consolida o resto que estava para morrer, porque não tenho achado íntegras as tuas obras na presença do meu Deus.” (Apocalipse 3:2).

 

14 - Os verdadeiros adoradores devem adorar a quem?

“Mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores. Deus é espírito; e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade.” (João 4:23-24).

 

Conclusão:

O Pai é o Deus único, é espírito, é onisciente, onipresente e onipotente. Nada pode ser comparado a Deus, o Pai, que esta acima de tudo e de todos, e que, está presente em todos os lugares através de Seu Santo espírito.  É Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual enviou para morrer em nosso lugar, ressuscitou-o da morte, concedendo vida eterna a todo aquele que o aceita como seu redentor e salvador.

 

1.2 - Quem é o Filho?

 

01- Ao Jesus perguntar aos discípulos quem o povo dizia ser o Filho do Homem, o que eles responderam?

“E eles responderam: Uns dizem: João Batista; outros: Elias; e outros: Jeremias ou algum dos profetas.” (Mateus 16:14).

 

02 - Ao Cristo perguntar a opinião dos discípulos sobre Ele, o que eles responderam? 

“Respondendo Simão Pedro, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo.” (Mateus 16:16).

 

03 - Qual a forma de vencermos o mundo e recebermos a Deus Pai e a Jesus Cristo em nossa vida ?

“Qualquer que confessar que Jesus é o Filho de Deus, Deus está nele e ele em Deus.” (I João 4:15).

“Quem é que vence o mundo senão aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus?” (I João 5:5).

 

04 - Quem é o único mediador entre Deus e o homem?

“Porquanto há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem.” (I Timóteo 2:5).

Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.” (João 14:6).

 

05 - Jesus já existia antes de nascer como uma criança?

“E tu, Belém-Efrata, pequena demais para figurar como grupo de milhares de Judá, de ti me sairá o que há de reinar em Israel, e cujas origens são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade.” (Miquéias 5:2).

 

06 - Como ser humano, Jesus foi gerado por quem?

“Enquanto ponderava nestas coisas, eis que lhe apareceu, em sonho, um anjo do Senhor, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber Maria, tua mulher, porque o que nela foi gerado é do espírito Santo. Ela dará à luz um filho e lhe porás o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos pecados deles.” (Mateus 1:20-21).

 

07 - O que foi feito por intermédio de Cristo?

Todas as coisas foram feitas por intermédio dele (Cristo), e, sem ele, nada do que foi feito se fez.” (João 1:3).

“Pois, nele (Cristo), foram criadas todas as coisas, nos céus e sobre a terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam soberanias, quer principados, quer potestades. Tudo foi criado por meio dele (Cristo) e para ele.” (Colossenses 1:16).

 

08 - Cristo possui vida em si mesmo?

“Porque assim como o Pai tem vida em si mesmo, também concedeu ao Filho ter vida em si mesmo.” (João 5:26).

 

09 - Em quem estava a fonte do poder de Jesus?

“Então, lhes falou Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que o Filho nada pode fazer de si mesmo, senão somente aquilo que vir fazer o Pai; porque tudo o que este fizer, o Filho também semelhantemente o faz.” (João 5:19).

“Jesus, aproximando-se, falou-lhes, dizendo: Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra.” (Mateus 28:18).

 

10 - Cristo é a imagem de quem?

“Nos quais o deus deste século cegou o entendimento dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, o qual é a imagem de Deus.” (II Coríntios 4:4).

 

11 - Quem recebeu de Deus autoridade para julgar a humanidade?

 “E o Pai a ninguém julga, mas ao Filho confiou todo julgamento, a fim de que todos honrem o Filho do modo por que honram o Pai. Quem não honra o Filho não honra o Pai que o enviou.” (João 5:22-23).

E lhe deu autoridade para julgar, porque é o Filho do Homem.” (João 5:27).

 

12 - Em Jesus habita a divindade?

“Cuidado que ninguém vos venha a enredar com sua filosofia e vãs sutilezas, conforme a tradição dos homens, conforme os rudimentos do mundo e não segundo Cristo; porquanto, nele, habita, corporalmente, toda a plenitude da Divindade.” (Colossenses 2:8-9).

“Porque foi do agrado do Pai que toda a plenitude nele habitasse.” (Colossenses 1:19 –ARC).

 

13 - Cristo é igual ao Pai?

“Ouvistes que eu vos disse: vou e volto para junto de vós. Se me amásseis, alegrar-vos-íeis de que eu vá para o Pai, pois o Pai é maior do que eu.” (João 14:28).

 

14 - Jesus veio a terra para morrer pelo pecador. Quem o enviou?

“E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.” (João 17:3).

“Agora, eles reconhecem que todas as coisas que me tens dado provêm de ti; porque eu lhes tenho transmitido as palavras que me deste, e eles as receberam, e verdadeiramente conheceram que saí de ti, e creram que tu me enviaste.” (João 17:7-8).

 

15 - Quem é o Deus de Jesus Cristo?

“Recomendou-lhe Jesus: Não me detenhas; porque ainda não subi para meu Pai, mas vai ter com os meus irmãos e dize-lhes: Subo para meu Pai e vosso Pai, para meu Deus e vosso Deus.” (João 20:17).

 

16 - Através de quem Deus Pai se revela a humanidade?

“Ninguém jamais viu a Deus; o Deus unigênito, que está no seio do Pai, é quem o revelou.” (João 1:18).

“Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim. Se vós me tivésseis conhecido, conheceríeis também a meu Pai. Desde agora o conheceis e o tendes visto. Replicou-lhe Filipe: Senhor, mostra-nos o Pai, e isso nos basta. Disse-lhe Jesus: Filipe, há tanto tempo estou convosco, e não me tens conhecido? Quem me vê a mim vê o Pai; como dizes tu: Mostra-nos o Pai?” (João 14:6-9).


17 - Cristo também é chamado de Deus?

“Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o governo está sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz.” (Isaias 9:6).

“Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho, e ele será chamado pelo nome de EMANUEL, (que quer dizer: Deus Conosco.” (Mateus 1:23).

Nota: Quando a palavra Deus é aplicada à pessoa do Pai e à pessoa do Filho, ela diz que existem apenas duas pessoas desta espécie, seres que possuem exclusivamente os atributos da imortalidade, onipotência, onipresença e onisciência. Neste caso, quando a palavra Deus é aplicada também a Jesus Cristo, ela quer dizer que Ele é da mesma natureza, da mesma substância, da mesma essência que o Pai. Quer dizer que Ele é Deus em razão de ser Filho de Deus.

Quando, porém, a designação Deus é aplicada isoladamente à pessoa do Pai, ela quer dizer que o Pai, é a Origem sem origem, o Princípio sem princípio, o Começo sem começo, o Todo-Poderoso soberano do universo, o Único Deus. Neste uso hierárquico da expressão Deus, Jesus Cristo permanece em Sua posição de Filho de Deus e, por ser Filho, submete-Se ao Pai como Seu próprio Deus, sem pretender igualar-se a Ele em autoridade e poder. É essa hierarquia que elimina o politeísmo e desfaz a ilusão de um deus abstrato e impessoal.

 

18 - Cristo esta sujeito a Deus, o Pai?

“Jesus continuou a falar a eles. Ele disse: Eu não posso fazer nada por minha própria conta, mas julgo de acordo com o que o Pai me diz. O meu julgamento é justo porque não procuro fazer a minha própria vontade, mas a vontade daquele que me enviou.” (João 5:30 BLH).

“Por isso Jesus disse: Quando vocês levantarem o Filho do Homem, saberão que "EU SOU QUEM SOU". E saberão também que não faço nada por minha conta, mas falo somente o que o meu Pai me ensinou.” (João 8:28 BLH).

“Eu não tenho falado em meu próprio nome, mas o Pai, que me enviou, é quem me ordena o que devo dizer e anunciar. E eu sei que o seu mandamento dá a vida eterna. O que eu digo é justamente aquilo que o Pai me mandou dizer.” (João 12:49-50 BLH).

“Será que você não crê que eu estou no Pai e que o Pai está em mim? Então Jesus disse aos discípulos: O que eu digo a vocês não digo em meu próprio nome; o Pai, que está em mim, é quem faz o seu trabalho.” (João 14:10 BLH).

“Quem não me ama não obedece à minha mensagem. E a mensagem que vocês estão escutando não é minha, mas do Pai, que me enviou. ...mas o mundo precisa saber que eu amo o Pai e que, por isso, faço tudo o que ele manda. Levantem-se, vamos sair daqui!” (João 14:24 e 31 BLH).

“Quando, porém, todas as coisas lhe estiverem sujeitas, então, o próprio Filho também se sujeitará àquele que todas as coisas sujeitou, para que Deus seja tudo em todos.” (I Coríntios 15:28 BLH).

 

19 - Todo aquele que diz Senhor, Senhor!  Entrará no reino dos céus?

“Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! Entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.” (Mateus 7:21).

 

20 - Cristo ressuscitou a si mesmo?

“Mas Deus ressuscitou Jesus, livrando-o do poder da morte, porque não era possível que a morte o dominasse.” (Atos 2:24).

“O Deus de nossos pais ressuscitou a Jesus, a quem vós matastes, pendurando-o num madeiro.” (Atos 5:30).

“A este Jesus Deus ressuscitou, do que todos nós somos testemunhas.” (Atos 2:32).

“E matastes o príncipe da vida, ao qual Deus ressuscitou dos mortos, do que nós somos testemunhas.” (Atos 3:15).

 “Deus ressuscitou o Senhor e também nos ressuscitará a nós pelo seu poder.” (I Coríntios 6:14).

“Paulo, apóstolo, não da parte de homens, nem por intermédio de homem algum, mas por Jesus Cristo e por Deus Pai, que o ressuscitou dentre os mortos.” (Gálatas 1:1).

 

21 - Cristo ressuscitou em espírito?

“Falavam ainda estas coisas quando Jesus apareceu no meio deles e lhes disse: Paz seja convosco! Eles, porém, surpresos e atemorizados, acreditavam estarem vendo um espírito. Mas ele lhes disse: Por que estais perturbados? E por que sobem dúvidas ao vosso coração? Vede as minhas mãos e os meus pés, que sou eu mesmo; apalpai-me e verificai, porque um espírito não tem carne nem ossos, como vedes que eu tenho. Dizendo isto, mostrou-lhes as mãos e os pés.” (Lucas 24:36-43).

 

22 - Cristo sabe o dia e hora de Seu retorna a Terra?

“Mas a respeito daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o Filho, senão o Pai.” (Mateus 24:37).

 

Conclusão:

Cristo é o divino Filho de Deus, existente deste os tempos da eternidade, como pessoa distinta, mas um com o Pai. Despiu-se de sua divindade para tornar-se um de nós. Viveu sem pecado, morreu em nosso lugar, foi ressuscitado por Deus, o Pai, subiu em corpo ao Céu, foi glorificado e hoje intercede por nós e esta conosco através de seu Santo espírito.

 

1.3 - Quem, ou o que é o espírito Santo?

 

01 - Que meio Deus utiliza para transmitir os dons espirituais aos fiéis?

Respondeu-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do espírito Santo.” (Atos 2:38).

“E os fiéis que eram da circuncisão, que vieram com Pedro, admiraram-se, porque também sobre os gentios foi derramado o dom do espírito Santo.” (Atos 10:45).

“A manifestação do espírito é concedida a cada um visando a um fim proveitoso. Porque a um é dada, mediante o espírito, a palavra da sabedoria; e a outro, segundo o mesmo espírito, a palavra do conhecimento; a outro, no mesmo espírito, a ; e a outro, no mesmo espírito, dons de curar; a outro, operações de milagres; a outro, profecia; a outro, discernimento de espíritos; a um, variedade de línguas; e a outro, capacidade para interpretá-las. Mas um só e o mesmo espírito realiza todas estas coisas, distribuindo-as, como lhe apraz, a cada um, individualmente.” (I Coríntios 12:7-11).

 

02 - O espírito Santo é o espírito de quem?

“Porque qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o seu próprio espírito, que nele está? Assim, também as coisas de Deus, ninguém as conhece, senão o espírito de Deus.”       (I Coríntios 2:11).

 

03 - De onde procede o espírito Santo?

“Quando, porém, vier o Consolador, que eu vos enviarei da parte do Pai, o espírito da verdade, que dele procede, esse dará testemunho de mim; e vós também testemunhareis, porque estais comigo desde o princípio." (João 15:26- 27).

 

04 - Qual a forma que Jesus usou para transmitir o espírito Santo aos discípulos?

“E, havendo dito isto, soprou sobre eles e disse-lhes: Recebei o espírito Santo.” (João 20:22).

 

05 - Jesus prometeu enviar aos discípulos o espírito Santo?

“E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco, o espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não no vê, nem o conhece; vós o conheceis, porque ele habita convosco e estará em vós.” (João 14:16-17).

 

06 - Mesmo andando com Cristo, os discípulos não haviam recebido o espírito Santo.  Qual o motivo?

“Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva. Isto ele disse com respeito ao espírito que haviam de receber os que nele cressem; pois o espírito até aquele momento não fora dado, porque Jesus não havia sido ainda glorificado.” (João 7:38-39).

 

07 - Cristo disse que iria voltar para junto dos discípulos?

“Ouvistes que eu vos disse: vou e volto para junto de vós. Se me amásseis, alegrar-vos-íeis de que eu vá para o Pai, pois o Pai é maior do que eu.” (João 14:28).

 

08 - O espírito Santo (o consolador) poderia vir se Cristo não fosse para junto do

Pai?

“Mas eu vos digo a verdade; convém-vos que eu vá, porque, se eu não for, o Consolador não virá para vós outros; se, porém, eu for, eu vo-lo enviarei.” (João 16:7).

 

09 - Deus Pai é nosso consolador?

“Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai de misericórdias e Deus de toda consolação! É ele que nos conforta em toda a nossa tribulação, para podermos consolar os que estiverem em qualquer angústia, com a consolação com que nós mesmos somos contemplados por Deus.” (II Coríntios 1:3-4).

 

11 - Quem é o espírito que foi enviado?

“Ora, o Senhor é o espírito; e, onde está o espírito do Senhor, aí há liberdade. E todos nós, com o rosto desvendado, contemplando, como por espelho, a glória do Senhor, somos transformados, de glória em glória, na sua própria imagem, como pelo Senhor, o espírito.” (II Coríntios 3:17-18).

 “Foi a respeito desta salvação que os profetas indagaram e inquiriram, os quais profetizaram acerca da graça a vós outros destinada, investigando, atentamente, qual a ocasião ou quais as circunstâncias oportunas, indicadas pelo espírito de Cristo, que neles estava, ao dar de antemão testemunho sobre os sofrimentos referentes a Cristo e sobre as glórias que os seguiriam. A eles foi revelado que, não para si mesmos, mas para vós outros, ministravam as coisas que, agora, vos foram anunciadas por aqueles que, pelo espírito Santo enviado do céu, vos pregaram o evangelho, coisas essas que anjos anelam perscrutar.” (I Pedro 1:10-12).

“E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco, o espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não no vê, nem o conhece; vós o conheceis, porque ele habita convosco e estará em vós. Não vos deixarei órfãos, voltarei para vós outros. Ainda por um pouco, e o mundo não me verá mais; vós, porém, me vereis; porque eu vivo, vós também vivereis.” (João 14:17-19).

 “E percorrendo a região frígio-gálata, tendo sido impedidos pelo espírito Santo de pregar a palavra na Ásia, defrontando Mísia, tentavam ir para Bitínia, mas o espírito de Jesus não o permitiu.” (Atos 16:6-7).

“E, porque vós sois filhos, enviou Deus ao nosso coração o espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai!” (Gálatas 4:6).

 

12 - Os filhos de Deus são guiados por quem?

“Pois todos os que são guiados pelo espírito de Deus são filhos de Deus.” (Romanos 8:14).

 

13 - É possível ao homem conhecer as coisas de Deus?

“Porque qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o seu próprio espírito, que nele está? Assim, também as coisas de Deus, ninguém as conhece, senão o espírito de Deus.” (I Coríntios 2:11).

 

14 - O que é a comunhão do espírito Santo?

"A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do espírito Santo sejam com todos vós." (II Coríntios 13:13).

“Porque, assim como o corpo é um e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, constituem um só corpo, assim também com respeito a Cristo. Pois, em um só espírito, todos nós fomos batizados em um corpo, quer judeus, quer gregos, quer escravos, quer livres. E a todos nós foi dado beber de um só espírito." (I Coríntios 12:12).

“O que temos visto e ouvido anunciamos também a vós outros, para que vós, igualmente, mantenhais comunhão conosco. Ora, a nossa comunhão é com o Pai e com seu Filho, Jesus Cristo.” (I João 1:3).

“Eu e o Pai somos um.” (João 10:30).

“Vós, porém, não estais na carne, mas no espírito, se, de fato, o espírito de Deus habita em vós. E, se alguém não tem o espírito de Cristo, esse tal não é dele.” (Romanos 8:9).

Nota: A unidade que existe entre Cristo e o Pai, é a comunhão do espírito Santo.

“As Escrituras indicam claramente a relação entre Deus e Cristo, apresentando com igual clareza a personalidade e individualidade de cada um. A unidade que existe entre Cristo e seus discípulos, não anula a personalidade de nenhum. São um em desígnio, mente, em caráter, mas não em pessoa. É assim que Deus, o Pai e Cristo são um”. (A Ciência do Bom Viver. 4ª ed. pp. 421-422).

 

Conclusão:

O espírito Santo procede do Pai (João 15:26-27). Por ser filho de Deus, o Pai, Cristo possui a mesma essência do Pai, sendo assim, possui o mesmo espírito do Pai. É através de Seu espírito que Cristo nos convence do pecado, da justiça e do juízo (João 16:8), habita em nós (Gálatas 4:6) e está presente em todos os lugares ao mesmo tempo (Salmos 139:1-10).

 

 

Rua 9 de Julho, 1600 - Ipiranga

CEP - 88.111-380 - São José/SC

 (48) 246-8184

VOLTAR

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

.