A VERDADE

Acima de Tudo!

 

 

 

...todavia para nós há um só Deus, o Pai, de quem são todas as coisas e para quem nós vivemos; e um só Senhor, Jesus Cristo! I Cor 8:6

18 - A trindade Presente na Bíblia?

O Pastor Ivanaldo Barbosa, em sua apresentação em PowerPoint, em defesa da Doutrina da trindade, utiliza uma ilustração bastante apropriada, ou seja, uma Bíblia aberta iluminada por uma vela e com um crucifixo sobre a mesma. Dois dos maiores símbolos do catolicismo romano.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 Ao iniciar sua defesa, o Pr. Ivanaldo afirma que, apesar de a palavra trindade não estar presente na bíblia, essa doutrina deve ser aceita, uma vez que, as palavras milênio e ascensão também não estão na Bíblia e são aceitas.

 

Concordamos plenamente com o Pr. Ivanaldo quando afirma que a palavra milênio e ascensão não constam na Bíblia, no entanto é facilmente encontrado o termo “mil anos”:

 

Ele segurou o dragão, a antiga serpente, que é o diabo, Satanás, e o prendeu por mil anos.” (Apocalipse 20:2.

 

Vejamos como o Dicionário Aurélio define a palavra milênio:

 

Milênio (millenio), s.m. Período de mil anos. Sinôn.: milendrio.

 

Quanto à palavra ascensão, a exemplo de milênio, não é encontrada da Bíblia, no entanto, podemos encontrar com facilidade os termos: “elevado às alturas e elevado para o céu”:

 

“Ditas estas palavras, foi Jesus elevado às alturas, à vista deles, e uma nuvem o encobriu dos seus olhos.” (Atos 1:9);

 

“Aconteceu que, enquanto os abençoava, ia-se retirando deles, sendo elevado para o céu.” (Lucas 24:51).

 

 Da mesma forma o Dicionário Aurélio deixa muito claro o que significa a palavra “Ascensão”:

 

Ascensão, s.f. Ato de ascender; subida, elevação; promoção (sinôn. Ascendimento e ascenso); festa eclesiástica, comemorativa da ascensão de Cristo ao Céu ...

 

Diante do exposto, temos que concordar com o Pr. Ivanaldo quando afirma que “somente podemos compreender aquilo que nos foi revelado”, pois bem, ao contrário que afirma o ilustre Pastor ao dizer que “Embora a palavra trindade não apareça, a trindade está presente em toda a Bíblia”, não encontramos na bíblia uma única palavra que sugira a existência dessa Doutrina.

 

Como acabamos de ver, as palavras milênio e ascensão não existem na Bíblia, no entanto, podemos facilmente encontrar palavras sinônimas, ou seja, palavras diferentes mas com o mesmo significado, o que não acontece com a palavra trindade, uma vez que não encontramos em nenhum lugar da Bíblia, algum termo do tipo: Deus triúno, triunidade divina, trio Celestial ou divindade tríplice.

 

O problema da trindade não é a ausência do termo “trindade” na Bíblia, mas a ausência do conceito de um Deus triúno.

 

Em que verso da Bíblia está claramente descrito o conceito de um Deus triúno, de um Deus formado por três pessoas? (é importante destacar que versos que simplesmente citam o espírito, o Pai e o Filho não são suficientes para provar a trindade – há a necessidade de provar que o único Deus é composto por três pessoas: Pai, Filho e espírito). Em contrapartida, é ampla a revelação Bíblica da existência de um Deus único, e que este Deus é o Pai.

 

“Todavia, para nós há um só Deus, o Pai, de quem são todas as coisas e para quem existimos; e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual são todas as coisas, e nós também, por ele.” (I Corintios 8:6).

 

“Mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores. (João 4:23).

 

Estes textos eliminam qualquer possibilidade de Deus ser uma trindade, pois afirma explicitamente que Deus é o Pai e não a união de três pessoas co-eternas. 

 

“Portanto, grandíssimo és, ó SENHOR Deus, porque não há semelhante a ti, e não há outro Deus além de ti, segundo tudo o que nós mesmos temos ouvido.” (II Samuel 7:22).

 

Quando o Pr. Ivanaldo, afirma que a trindade é um mistério, e de difícil compreensão, temos que concordar, uma vez que realmente é difícil de entender algo que segundo a Bíblia não existe, uma vez que Cristo afirma claramente que Ele e o Pai são um (João 10:20), e não que Ele, o Pai e o espírito Santo são um, como afirma o Pastor Ivanaldo Barbosa.

 

As coisas encobertas pertencem ao SENHOR, nosso Deus, porém as reveladas nos pertencem, a nós e a nossos filhos, para sempre, para que cumpramos todas as palavras desta lei.” (Deuteronômio 29:29).

 

 

Rua 9 de Julho, 1600 - Ipiranga

CEP - 88.111-380 - São José/SC

 (48) 246-8184

VOLTAR

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

.